sábado, 25 de junho de 2016

NOITES DE OUTONO ROSANE SILVEIRA

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Pessoas são como casas emocionais

 Há algum tempo atrás estava refletindo sobre nosso eu interior e cheguei a conclusão que todos nós somos como casas emocionais. Todos nós temos portas que evitamos abrir, cômodos que temos medo de entrar e gavetas interiores que temos receio de mexer e organizar. Com medo das implicações que isso acarretaria. Sem contar aquele sótão, ah o sótão! Lá sim estão guardados muito do que evitamos falar e mexer, empoeirado pelo tempo algumas teias de aranha já se fazem presente. Durante nossa vida desde tenra idade,  vamos acumulando medos, lembranças boas e ruins alguns traumas, nossos sentimentos muitas vezes ignorados até por nós mesmos. Tudo isso temos o hábito de varrer para debaixo do tapete e deixar ali até que esqueçamos ou pelo menos que tentemos esquecer. Tememos mesmo que inconscientemente, que se revelarmos ou nos revelarmos por completo com toda gama de coisas que somos, nossas mazelas espirituais, nossas fraquezas emocionais e todo o resto de nós seriam postos à prova.Já somos postos à prova todos os dias não é verdade? No entanto, esse olhar atento a essa casa bagunçada que somos nós, é temeroso eu sei, mas se conseguirmos olhar atentamente cada cômodo da casa e aos poucos abrindo as portas a muito fechada, olhar os cantos e abrir gavetas remexendo em nosso eu e ao fazermos isso conseguirmos encarar essa faxina interior como uma boa descoberta de quem somos. Rever cada cantinho de nós abrir de repente uma gaveta e nos depararmos com uma boa lembrança de criança. O quão prazeroso é isso ! Devemos olhar o restante da casa com esse mesmo olhar. Ainda que seja complicado abrir a gaveta das mazelas remexer em cada medo, em cada tristeza e ali muitas vezes encontrar respostas para o que somos hoje e o que estamos fazendo com o que restou de nós da velha casa emocional que nos tornamos. Pois eu te digo o que eu faria. Primeiro abriria as janelas para entrar o sol, tiraria todos os lençóis dos móveis dos cômodos que não entramos há muito  tempo. Aquelas gavetas que tememos mexer, jogaria tudo em cima da cama e escolheria o que de melhor poderia aproveitar e o resto descartaria .  Daria uma boa varrida no lixo emocional. Se não precisamos não há necessidade de estar ali. Essa descoberta de nós mesmos pode ser prazerosa, pode ser o início de uma nova vida na mesma casa. Um olhar atento, sobre tudo o que fomos, somos e seremos uma auto descoberta e uma auto aceitação faria com que aquela casa empoeirada e triste se transformasse em um recanto de aceitação, paz e amor. Que tal começarmos nossa faxina interior?

Rosane Silveira




terça-feira, 21 de junho de 2016

Falando entre amigos

 FALANDO ENTRE AMIGOS


E, falando entre amigos quero te dizer que nada melhor do que falar entre amigos, com a alma lavada e o coração exultando de felicidade por ter em alguém um porto seguro, uma mão estendida e melhor alguém que te compreenda e não te acuse o tempo todo com o dedo em riste apontando teus defeitos. É o céu...

Errado.

Penso que amigos servem pra nos apontar a direção sim, nos ouvir quando estamos tristes, se fazer presente nem que seja pelo telefone, na hora exata em que aquela “dor de cotovelo” terrível teima em aparecer, parece que o amigo adivinha que estamos precisando de uma “levantada na moral” e é exatamente isso que ele faz. Nem precisamos de terapeuta para jogar a nossa auto-estima lá em cima.

Aquele amigo que te liga numa sexta-feira convidando pra um chopp , aquela sexta-feira que você literalmente está entregue na mão do palhaço, em que você não tem nada pra fazer e já está com pijaminha de flanela, esparramado no sofá, vendo um filme enfadonho e pensando: “ninguém me ama, ninguém me quer”.

Espere um momento, vocês podem estar dizendo, ela só pensa em amigos nas horas tristes.E os momentos em que está alegre?

Aí sim que precisamos dos amigos, pra compartilhar o nosso melhor, rir até a barriga doer vendo um filme, dividir sem a menor cerimônia uma pizza à francesa e não sentir vergonha em pegar o último pedaço rsrs, rachar aquela despesa básica.

Penso que amigos são extremamente fundamentais pra nossa sobrevivência – estou falando sério, nenhum homem é uma ilha, sentimos um desejo nato de compartilhar e é isso que nos difere.

Tem amigo de perto, amigo de longe, mais perto, amigo um pouco mais longe (virtual) mas que se fazem presente de uma forma única, quase podemos tocá-lo que dirá senti-lo.

Mas voltando ao papo entre amigos, eu penso que amigo antes de tudo é aquele que te aponta sim o dedo em riste quando ele sente que você “pisou na bola feio” e te diz isso sem cerimônias, aquele que te mostra a direção exata quando você teima em pegar a direção errada.

Há amigos que te dão uma puxada tão forte que te ponhem no centro numa vez só...e são esses amigos que quero ter...que não me apresentem só o meu melhor lado, esse é fácil de lidar mas que me apresentem também os meus defeitos sempre que eles se fizerem acentuados demais, e olha que eu tenho é defeitos, aff...

e...falando entre amigos continuaremos sempre pautados em respeito, harmonia, carinho e principalmente verdade.

Rosane Silveira

segunda-feira, 20 de junho de 2016

ACREDITE EM VOCÊ ROSANE SILVEIRA







ACREDITE EM VOCÊ





Quando a tristeza parecer insistir em teu coração, quando as portas parecerem trancadas a sete chaves escondendo de ti a luz do conhecimento, entrega o que te machuca Àquele que sabe por ti. Aceita que dentro de ti existe um ser em perfeito equilíbrio, sábio e cheio de luz. Um ser que sabe que toda dor, toda confusão, todo engano, provém da mesma origem. E, diante de toda ilusão, ele sabe que a cura está na verdade que carregas em teu coração. Um ser que sabe da tua inocência, da preciosidade que representas Àquele que te criou. Aceita que sozinho ainda não sabes cuidar de ti . Deixa que esse ser que habita em ti possa ensinar-te a usar teus dons, acredite no invisível e principalmente na tua capacidade de se refazer a cada nova manhã - ACREDITE EM VOCÊ.



Rosane Silveira